Quarta-feira, 8 de Agosto de 2012

Palco(s)

De vez em quanto votamos, elegemos uns tipos e esperamos que eles façam as coisas que prometeram. É fácil perceber que eles nunca fazem o que prometem. São mentirosos ou muito simplesmente ingénuos?

São mentirosos porque, de facto, prometeram o céu e oferecem-nos o inferno, qualquer que seja o tamanho das labaredas de cada um destes lugares. Mas acho também que alguns são sobretudo ingénuos! Ingénuos ao ponto de pensarem que o palco a que ascenderam (onde os eleitores os colocaram), é um palco de livre exercício do poder.

Não é! É um palco em que cada um representa o papel de fantoche de qualquer outro poder que os transcende. Este papel de marionette nem é novo e foi ao longo dos tempos desmontado (às vezes em situações críticas e de alguma tragédia colectiva...) e os fantoches afastados para as labaredas do ridículo. O que é novo, completamente novo, é que não se percebe quem manipula as marionettes, numa deriva dos habituais protagonistas do clássico jogo de interesses.

A pior coisa que poderia ter acontecido, aconteceu! Coexiste hoje um poder (de políticos apenas medianos, numa análise bondosa...) e um climax tecnológico. Nesta aldeia global, em que tudo acontece em simultâneo, de facto não é possível identificar "o rosto" da tragédia. Não há rosto, mas apenas uma sucessão de bites (ordens, contra-ordens e muitos milhões...) sem origem definida. É a tecnologia no seu limite. É o abstracto, a não existência, o "não rosto" como forma suprema de realidade. É a finança sem economia e, pasme-se, é a finança e a economia, sem política.

É por esta razão que olho para o palco e o que verdadeiramente me preocupa não é o actor, o político do momento, a marionette mais ou menos simpática, mais ou menos competente ou empenhada, mais ou menos inútil, mais ou menos silenciosa, mas saber se aquele palco existirá por muito tempo.

É que aquele é o palco da democracia!

 

tags:

publicado por Fernando Delgado às 00:41
link do post | comentar | favorito

Outubro 2022

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


pesquisar neste blog

 

arquivos

posts recentes

Marcelo, palavras precári...

John Steinbeck

Billie Eilish

Adriano

... (quase) poeta

...às portas do crepúscul...

Adília Lopes

Um Reino Maravilhoso

O filho pródigo, segundo ...

As paisagens de Álvaro Do...

Pois!...

Dylan

Esplanadas

Mário de Sá-Carneiro

Um texto de Fernando Paul...

Yuval Noah Harari

eucalyptus deglupta

O silêncio dos livros

Cartoons

O inútil paciente zero

A infância...

Do lagostim à merda dos c...

Luis Sepúlveda

Abril

O pandemineiro

«Éramos felizes, mas não ...

Calma, é apenas um pouco ...

Ausência

Entre dos aguas

Piazzolla

tags

aprender

canções

esboços

estórias

interiores

leituras

notícias do casino

outros olhares

peanuts

rural

todas as tags

links