Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2015

HSBC

Não me importam os pormenores (as pessoas, os montantes, os intervenientes em geral, …), mas o sistema: o edifício, a arquitectura e a formatação legal (ou pelo menos não ilegal…) que permitiram e sustentaram (permitem e sustentam?) estes procedimentos e os montantes absurdos neles envolvidos. Um dia este sistema autofágico implode!

 

«Foram revelados primeiros nomes de clientes portugueses do HSBC na Suíça, onde tinham aplicados 969 milhões de dólares. Desde 2005 Portugal amnistiou mais do quíntuplo desse valor em capital irregular no estrangeiro.»

Expresso online.

«Há uma declaração de interesse pessoal a fazer: não tenho dinheiro que se veja em lado nenhum e vivo do salário. Depois tenho uma declaração moral: não penso que qualquer pessoa rica seja suspeita. […] Há, no escândalo dos depósitos no banco HSBC, duas vertentes completamente diversas. A primeira, é um errado julgamento moral da riqueza, como se quem fosse rico tenha de ser necessariamente suspeito. A outra vertente é séria: a da fuga ao fisco, que é crime em Portugal e em qualquer parte do mundo civilizado.»

Henrique Monteiro, no Expresso.

«O ritmo de concessão de vistos "gold" caiu a pique imediatamente depois de ter sido conhecida a investigação judicial que levou à detenção de altos responsáveis dos ministérios da […]».

Jornal de Negócios.

Publicado por Fernando Delgado às 11:51
| Comentar post
Patilhar
Fernando Delgado

Pesquisar

 

Posts recentes

mapas rurais

Ajustando as velas

Contrastes

Religiões

Negro profundo

«Ninguém desce vivo de um...

Recomeços

«Custo social dos incêndi...

Sinais

Recoleção

Domesticação...

"geografia das ausências"

Galerias ripícolas

do res nulius ao black ac...

A case of you

Assimetrias

J. Fanha

Eduardo Mendoza

«o pregador de verdades d...

Belos dias

A Gente Vai Continuar

Talamou

Dylon

«A realidade é uma opiniã...

«Human»

Tags

aprender

canções

estórias

interiores

leituras

notícias do casino

outros olhares

peanuts

pintura

rural

todas as tags

Arquivos