Quinta-feira, 18 de Setembro de 2008

LHC

Segundo percebi, e provavelmente percebi muito pouco…, o Large Hadron Collider (LHC) vai permitir dar resposta a muitas perguntas sobre a origem do Universo….Coisa aparentemente fácil se atendermos aos 20 anos de trabalho para construir um túnel circular com 27 Km, com tecnologias complicadas, e que juntou mais de 6000 cientistas de todo o mundo.

A investigação sempre foi um lugar estranho, por isso mesmo fascinante. Se houvesse alguma dúvida bastaria atender a que um dos objectivos é “entender por que a matéria é muito mais abundante no Universo do que a anti-matéria” e “uma das aspirações dos cientistas é encontrar o hipotético bosão de Higgs, uma partícula que nunca foi detectada com os aceleradores existentes, muito menos potentes que o LHC”.

(Como eu gostava de trabalhar num sítio destes – estou mesmo a ver o bosão a cumprimentar-me numa esquina do acelerador, “estás bom, pá, anda comigo, conheço um sítio sem tempo e sem lugar”, e a anti-matéria a mostra-me o oposto de mim mesmo, “estás a ver, não és nada!”... Só uma dica final aos cientistas, quanto mais não seja porque à ignorância sempre se permitiu dar conselhos - na minha cabeça o bosão tem a forma de um smarties amarelo e a anti-matéria é como farinha a soltar-se das mós dos moinhos de D. Quixote. Agora, cientistas, procurem!).

Publicado por Fernando Delgado às 00:46
| Comentar post
Patilhar
Fernando Delgado

Pesquisar

 

Posts recentes

Assimetrias

J. Fanha

Eduardo Mendoza

«o pregador de verdades d...

Belos dias

A Gente Vai Continuar

Talamou

Dylon

«A realidade é uma opiniã...

«Human»

Outono

MEC sobre Trump

À espera de Godot

De Niro, sem maquilhagem

Guterres

Arturo Pérez-Reverte

Achamentos na Costa Vicen...

(Gente) sinistro(a)

«Someday this war's gonna...

BREXIT (adenda)

Brexit

Carla Bley

A Seiva da Raíz

Regresso à «Tabacaria»

Abril

Tags

aprender

canções

estórias

interiores

leituras

notícias do casino

outros olhares

peanuts

pintura

rural

todas as tags

Arquivos