Sexta-feira, 1 de Novembro de 2013

Assalto aos Recursos Naturais

Para uma leitura preocupada e reflexiva. Preocupada com analogias de "pequena" escala em Portugal, mesmo as que se podem apresentar como "soluções" (todo o interior florestal/pirómano do país...); reflexiva no entendimento da evolução histórica, a longa evolução histórica destes fenómenos, as suas causas, as suas consequências e, já agora, os seus protagonistas.

 

«[...]

Ao longo da última década, alguns governos, grandes empresas e organizações com grande poder económico, sediadas em países como a China, a Arábia Saudita, a Alemanha, o Reino Unido, e outros estão a comprar grandes extensões de terra em diversas regiões do mundo, destacando-se África, Ásia e América do Sul. O objectivo é a extracção dos recursos minerais e também o uso agrícola e florestal. Há estimativas que indicam que desde o ano 2000 foram vendidos cerca de 50 milhões de hectares a governos e empresas estrangeiras.

Este assalto aos recursos naturais por parte de alguns países que dominam o mundo e controlam a economia global, revela a face perversa da lógica de desenvolvimento dominante, em que é possível a alguns países comprometerem o potencial de desenvolvimento de países mais pobres, tantas vezes sem qualquer preocupação de bem-estar para com os povos que aí residem. Se as colonizações decorrentes das descobertas marítimas dos portugueses e das conquistas europeias provocaram uma séria delapidação de recursos nos continentes e países então colonizados, o assalto em curso é de uma brutalidade cega e surda, mas tragicamente devastadora.»

 

Helena Freitas. O Assalto aos Recursos Naturais. Público, 10.10.2013.

Tags:
Publicado por Fernando Delgado às 00:36
| Comentar post
Patilhar
Fernando Delgado

Pesquisar

 

Posts recentes

mapas rurais

Ajustando as velas

Contrastes

Religiões

Negro profundo

«Ninguém desce vivo de um...

Recomeços

«Custo social dos incêndi...

Sinais

Recoleção

Domesticação...

"geografia das ausências"

Galerias ripícolas

do res nulius ao black ac...

A case of you

Assimetrias

J. Fanha

Eduardo Mendoza

«o pregador de verdades d...

Belos dias

A Gente Vai Continuar

Talamou

Dylon

«A realidade é uma opiniã...

«Human»

Tags

aprender

canções

estórias

interiores

leituras

notícias do casino

outros olhares

peanuts

pintura

rural

todas as tags

Arquivos